Atas 2014


ATA Nº 34/2014  
 ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
GESTÃO 2014-2016

Aos treze dias do mês de fevereiro de dois mil e quatorze as quatorze horas e trinta minutos, em segunda chamada, na sede da Casa dos Conselhos, sito na Rua José Bonifácio, nº 404, 8º andar, na Cidade de São Vicente, Centro, estiveram presentes os senhores conselheiros e demais participantes, cuja lista de presença segue em documento próprio anexado a esta ata. A reunião teve como objetivo a eleição das Organizações Representativas da Sociedade Civil para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Vicente – 2014/2016. No início dos trabalhos foram realizadas a recepção, credenciamento e assinatura da lista de presença dos representantes das entidades inscritas e não inscritas, sendo que os membros da Comissão Eleitoral conferiram os documentos que legitimavam o representante a votar. A representante da Associação Promocional Irmã Maria Dolores -  VIP, Srª Cleuza Maria Coelho da Silva, compareceu sem trazer a procuração  da presidente da instituição, inviabilizando seu ato de votar mas garantindo à VIP o direito de ser votada. Neste momento, a Comissão Eleitoral recebeu uma solicitação da Associação de Desenvolvimento Econômico Social das Famílias - ADESAF para manutenção de sua inscrição no segmento de Movimento Popular. Entretanto, a plenária do CMDCA em reunião ordinária de 06-02-2014 já havia discutido e deliberado que a mesma deveria permanecer no segmento de Atendimento e Defesa, ocasião em que apesar da convocação nenhum representante da ADESAF compareceu. A Comissão Eleitoral reuniu-se para análise desta solicitação em sala anexa à sala de votação tendo como conclusão, com respaldo jurídico do conselheiro Dr. Roberto Marcio Braga, a manutenção da ADESAF no segmento de Entidades de Atendimento e Defesa.  Às quinze horas e quinze minutos, a presidente da Comissão Eleitoral Rosana Leite procedeu à abertura dos trabalhos com a leitura da relação das entidades inscritas e dos segmentos com ausência de inscrição, indicando os procedimentos para o ato de votar. Relatou que das vinte organizações inscritas para o pleito, dezessete compareceram com seus representantes legais, uma organização compareceu sem representação legal e duas organizações do mesmo segmento estavam ausentes.  Foi informado aos presentes que, conforme a deliberação do Conselho na última reunião ordinária que gerou o Extrato de Ato de Deliberação publicado no Jornal Vicentino de 08-02-2014, diante do número insuficiente de entidades inscritas, as vagas nos segmentos de Movimento Popular, Movimento Estudantil e Organizações Patronais, seriam preenchidos pelas entidades mais votadas que não ocupassem vaga de titularidade em seu segmento. Dando prosseguimento, a presidente da Comissão iniciou a convocação dos votantes por ordem de segmento, respeitando-se a quantidade de vagas prevista em lei, a saber: dez vagas para Entidades de Atendimento e Defesa de Crianças e Adolescentes, (cinco titulares, cinco suplentes); duas vagas para Entidades de Aprendizagem Profissional (uma titular, uma suplente); duas vagas para Clubes de Servir (uma titular, uma suplente); duas vagas para Organizações de Sindicatos de Trabalhadores, (uma titular, uma suplente); duas vagas para Conselhos Profissionais/Entidades de Classe (uma titular, uma suplente); duas vagas para Associações de Pais e Mestres (uma titular, uma suplente). O processo de eleição deu-se em três momentos:  eleição das titularidades e suplências; preenchimento das três  vagas de vacância de acordo com o Extrato Deliberativo acima citado; desempate das suplências por voto. Posteriormente, a Comissão Eleitoral realizou a apuração na presença de todos e declarou os seguintes resultados:
·        Segmento de Entidades de Atendimento e Defesa :
Titulares : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE de São Vicente), Casa Crescer e Brilhar, Lar de Acolhimento de Meninos e Meninas (LAM), Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, Associação Beneficente Amor à Vida;  
Suplentes: Ilê Pai Joaquim de Xangô - Itangô, Associação de Mães e Amigos dos Deficientes e Familiares (AMADEF) e Associação de Mulheres Raio de Luz;
·        Segmento de Entidades de Aprendizagem Profissional :
Titular: Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente         (CAMP São Vicente)
     Suplente: Jockey Instituição Profissional (JIP)
·        Segmento de Organizações de Sindicatos de Trabalhadores:
Titular: Sindicato dos Servidores Municipais de São Vicente (SINDSERV)   Suplente: vaga não preenchida por ausência de inscrições
·        Segmento de Clubes de Servir:
Titular: Clube Soroptimista Internacional de São Vicente
      Suplente: Rotary Club de São Vicente Antônio Emmerich
·        Segmento de  Associações de Pais e Mestres:
      Titular: APM  EMEF “Saulo Tarso Marques de Melo”
      Suplente: APM EMEF NUMAA “Ana Lúcia Almeida de Oliveira”
·        Segmento de  Conselhos Profissionais ou Entidades de Classe:
Titular: Conselho Regional de Psicologia (CRP)
Suplente: vaga não preenchida por ausência de inscrições
·        Segmento de Organizações do Movimento Popular:
Titular: Associação Promocional Irmã Maria Dolores (VIP)
Suplente: vaga não preenchida por ausência de inscrições
·        Segmento do Movimento Estudantil: 
Titular: Associação de Desenvolvimento Social das Famílias (ADESAF)
Suplente: Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro do Jardim Rio Branco (CAMP Rio Branco)
·        Segmento de Organizações  Patronais:
Titular: Associação Alfa e Ômega
 Suplente: vaga não preenchida por ausência de inscrições
Após a leitura dos resultados à plenária e não havendo interposições, foram encerrados os trabalhos.


ATA Nº 33/2014
 REUNIÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE FEVEREIRO DE DOIS MIL E QUATORZE

Aos seis dias do mês de fevereiro de dois mil e quatorze às catorze horas e trinta minutos, em segunda chamada, na sede da Casa dos Conselhos, sito na Rua José Bonifácio, nº 404, 8º  andar, na Cidade de São Vicente, Centro, estiveram presentes os senhores conselheiros e demais participantes, cuja lista de presença segue em documento próprio anexado a esta ata. O presidente João Carlos Guilhermino da Franca cumprimentando os presentes deu inicio à sessão apresentando a pauta: 1-Instalação da Sessão Plenária; 2-Justificativa de Ausências; 3- Aprovação da Ata da Reunião Ordinária  mês  Dezembro de 2013; 4- Aprovação da Ata da Reunião Extraordinária de Janeiro; 5- Deliberações: Apreciação para aprovação do Projeto da AMADEF - CPFL; 6- Processo Eleitoral da Sociedade Civil ; 7-Comissões. O presidente dá início à reunião esclarecendo que a conselheira Thelma Carlsen Fontefria foi a única que justificou a ausência. Em seguida compõe a plenária com 06 conselheiros representando o governo e 11 conselheiros representando a sociedade civil, portanto esta reunião contém dois terços dos conselheiros presentes. O presidente relata a impossibilidade de aprovar a Ata de dezembro, pois o secretário do CMDCA teve problemas em seu computador e não conseguiu enviá-la. Em seguida dá prosseguimento à leitura da ata do mês de janeiro. Após  várias correções, a plenária decide que antes de aprovar essa ata a Srª Tânia Mangolini fará uma revisão, encaminhará por email aos conselheiros para que possa ser apreciada na reunião ordinária de março. Acontece então a leitura e aprovação da ata da reunião extraordinária de janeiro, aprovada por unanimidade. O ponto de pauta a seguir refere-se a deliberações. Tânia esclarece que embora a AMADEF tenha entregado as adequações do projeto, a comissão de análise de projetos não se reuniu para proceder à respectiva avaliação, apesar da convocação do presidente. Em seguida Rosana Andrade Leite, presidente da comissão eleitoral informa a respeito da finalização do período de inscrições da Sociedade Civil para a eleição do CMDCA. Rosana retoma  alguns esclarecimentos sobre as deliberações da reunião extraordinária de janeiro, enfatizando que mesmo com a prorrogação do período de inscrições o número de vagas não foi preenchido. Após intenso debate a respeito do cumprimento da Lei 270 A  e do regimento interno do CMDCA, a conselheira Patrícia Buzatti da comissão de legislação, esclarece a omissão tanto da lei 270 A quanto do regimento referente à situação levantada. De acordo com a presidente da comissão eleitoral, mais 02 inscrições foram realizadas, totalizando 20 organizações aptas a concorrer ao processo eletivo,  sendo: 10 Organizações de Atendimento e Defesa, 01 de Movimento Popular, 01  para Organizações de  Sindicatos de Trabalhadores, 02  para Clubes de Servir, 01  para Entidades de Classe, 03  para Entidades de Aprendizagem, 02  para Associações de Pais e Mestres. Neste momento, o presidente do CMDCA questiona a comissão eleitoral quanto à inscrição da ADESAF no segmento de Movimento Popular, visto que trata-se de uma OSCIP. Rosana argumenta que ao ler o Estatuto da citada organização, a comissão identificou que a entidade nasceu como movimento popular, o que poderia caracterizá-la como tal, já que em seus artigos existem finalidades de mobilização social. Após discussão, a plenária delibera e aprova por unanimidade a inscrição da referida organização para o segmento de Atendimento e Defesa, uma vez que caracteriza-se juridicamente como OSCIP e presta serviço de atendimento. Em seguida, Rosana acrescenta que para os segmentos: Sindicato Patronal e Movimento Estudantil  não houve nenhuma inscrição. Diante do exposto, a plenária decide deliberar pelo deslocamento da inscrição da ADESAF para o segmento de atendimento, ficando assim este segmento com 11 inscrições e o segmento de Movimento Popular, também fica sem inscritos. Por orientação da conselheira Patrícia Buzatti e do conselheiro Roberto Márcio Braga, ambos advogados de formação, a plenária decide validar a Eleição das Organizações Representativas da Sociedade Civil – 2014/2016. Considerando que o regimento interno deste CMDCA é omisso no caso do não preenchimento das vagas e prevê  a possibilidade de serem resolvidas as questões omissas em Reunião Ordinária pelos Conselheiros presentes, deliberou-se que as vagas não preenchidas pelos segmentos mencionados, serão ocupadas pelas regularmente inscritas e que forem mais votadas no momento do pleito. E, tendo em vista que o número de entidades inscritas não preencheu as vagas existentes neste CMDCA, ficou deliberado, também, que a Eleição designada para o dia 13 de fevereiro de 2014, às 14 horas, ocorrerá na sede do CMDCA "independentemente do comparecimento do número legal exigido para a instauração do pleito”. Sem mais nada a tratar, o presidente deu a reunião por encerrada.



ATA Nº 32/2014
 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO MÊS DE JANEIRO DE DOIS MIL E QUATORZE

Aos vinte três dias do mês de janeiro de dois mil e  quatorze às catorze horas, na sede da Casa dos Conselhos, sito na Rua José Bonifácio, número quatrocentos e quatro, oitavo andar, na Cidade de São Vicente, Centro, estiveram presentes os senhores conselheiros e demais participantes, cuja lista de presença segue em documento próprio anexado a esta ata. A reunião teve início às quatorze horas e trinta minutos  expondo os seguintes pontos de pauta: 1-Instalação da sessão plenária; 2- Justificativa de ausências; 3- Alteração no Calendário Eleitoral; 4- Parecer da Comissão Eleitoral sobre a análise das entidades inscritas;5- Aprovação do Edital para prorrogação do período de inscrição. A vice presidente do CMDCA Rosana Andrade Leite, deu início a reunião esclarecendo que o presidente João Calos, está em viagem, e os  conselheiros Maury Pizzo e  Patrícia justificaram suas ausências. Dando prosseguimento Rosana esclarece que o número de entidades inscritas para o processo eleitoral, é insuficiente ao número de vagas, conforme a Lei 270 A. Apresenta uma proposta de prorrogação do período de inscrição, porém sem alterar a data da eleição, sendo: dia 25/01 publicação do edital de prorrogação, dias 27 e 28 de janeiro, período de inscrição, dia 29/01 análise das inscrições, dia 01/02 publicação das entidades habilitadas, dias 03 e 04 de fev, interposição de recursos, dia 05/02 análise dos recursos interpostos, dia 06/02 reunião ordinária para deliberar sobre os recursos interpostos, dia 08/02 publicação do resultado, dia 13/02 eleição da Sociedade Civil. A proposta foi aprovada por unanimidade. Em seguida debateu-se sobre  algumas categorias de representação que não têm demonstrado interesse em participar do CMDCA, apesar de terem formalizado suas inscrições e sido eleitos. São representações como os Clubes de Servir, Sindicato Patronal, Conselhos de Classe e Movimento Estudantil. Rosana comenta que entramos em contato esses representantes e com exceção dos Conselhos de Classe, e Movimento, as outras representações, não têm mais interesse em participar do CMDCA.  Roberto sugere que na alteração da lei, se deixe livre as vagas, sem nomear as representações, com isso não se reduz o número de representantes. Em seguida, formou-se uma comissão com as participações de Suely, Roberto, Claudia e Tânia para a partir de fevereiro trabalharem nas alterações necessárias da lei 270 A. Em seguida passou-se para leitura  do edital que prorroga o período de inscrição. O Edital foi aprovado por unanimidade. Sem mais nada a tratar, Rosana deu a reunião por encerrada e essa ata vai por mim assinada, Tânia Mangolini Carvalho.



ATA Nº 31/2014
 REUNIÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE JANEIRO DE DOIS MIL E QUATORZE
Aos nove dias do mês de janeiro de dois mil e quatorze às catorze horas e trinta minutos, em segunda chamada, na sede da Casa dos Conselhos, sito na Rua José Bonifácio, nº 404, 8º  andar, na Cidade de São Vicente, Centro, estiveram presentes os senhores conselheiros e demais participantes, cuja lista de presença segue em documento próprio anexado a esta ata. O presidente João Carlos Guilhermino da Franca cumprimentando os presentes deu inicio à sessão apresentando a pauta: 1)Instalação da Sessão Plenária; 2)Justificativa de Ausências; 3) Deliberações: a) Debater e Deliberar sobre o repasse de Recursos da CPFL;  b) Apresentação do projeto da AMADEF- Associação de Mães e Amigos de Deficientes e Familiares (Instituição sugerida pela CPFL) para receber o recurso; - c) Convocação de reunião das comissões  para o dia 16 de janeiro de 2014. 4) Destinação Criança : Apresentação do saldo da arrecadação do Fundo Municipal no ano de 2013 e o saldo atual. 5) Processo Eleitoral; 6)Prestação de Contas  e Relatório de Atividades dos projetos financiados em 2013; 7)Calendário  de Reuniões para os três primeiros meses de 2014: 8) Assuntos Gerais. O presidente João Carlos Guilhermino da Franca deu início à reunião com o primeiro ponto de pauta, esclarece que não será possível a aprovação da ata da Reunião Ordinária  de dezembro, visto que o Conselheiro Regivan, primeiro secretário não entregou a mesma a tempo. Em seguida foram apresentadas as justificativas de ausências dos seguintes conselheiros: Mitchel – LAM-, Marcio Mazziteli – Associação Amor à Vida, Claudete Ribeiro - ACADEM,  Antonio Arcanjo – SINDSERV. Prosseguindo, Mara secretária executiva do CMDCA,  pede a palavra e solicita a inversão de pauta. Justificou que precisará se retirar mais cedo. Mara apresentou um relatório contendo o valor da arrecadação da campanha do Destinação Criança de 2013. Foram  29 destinações de pessoas físicas ao Fundo,  um total de  R$ 15.386,79 (quinze mil trezentos e oitenta e seis reais e setenta e nove centavos), de pessoas jurídicas  destinaram  as empresas CODESP - R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais),  a CPFL - R$ 26.315,00 (vinte e seis mil trezentos e quinze reais) que perfaz um total de R$ 71.315,00 (setenta e hum mil trezentos e quinze reais). Pessoas físicas e jurídicas somam R$ 86.701,79 (oitenta e seis mil setecentos e um reais e setenta e nove centavos).  Mara relata que a Receita Federal informou que a estimativa de arrecadação em 2013 foi de  R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) e para 2014 será de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais). João fala de seu desejo para que em 2014  façamos um trabalho de divulgação, não para alcançar esse índice, mas que consigamos chegar a uma arrecadação compensadora. O Conselheiro Maury, falou que seu irmão  é do sindicato dos contabilistas  e   poderá viabilizar uma reunião com os contadores, com a finalidade de convencê-los a repassarem essas informações aos seus clientes. João pediu que a Comissão de Finanças elaborasse um estudo mais profundo, para concluir se essa arrecadação significou: avanço, estagnação ou retrocesso. Contou que no dia 19/12, foi realizado um ato de lançamento da campanha do Destinação Criança no Salão Nobre, com  os três poderes do município, para estudarem estratégias de arrecadação. Foi apresentado o cenário atual (baixa destinação) diante do potencial. Conta que  para esse encontro foi preparada uma apresentação ilustrando e esclarecendo o que vem a ser o Destinação Criança, (em forma vídeo), João lamentou que dentre os conselheiros apenas a Rosana esteve presente,o conselheiro  Daniks, somente passou por lá, não permaneceu, Estavam presentes: o Prefeito Bili, alguns secretários como: da Educação, Fazenda, Transporte, de Imprensa e Comunicação , também presentes os vereadores, Alfredo Moura e Diogo Batista. Representando a sociedade civil a  Srª Célia Regina  presidente da Casa Crescer Brilhar, José Carlos Fernandes  presidente do Camará, Ivan Alves presidente do Camp SV, Nayene do Carmo ex presidente do CMDCA. A reunião foi conduzida por João presidente do CMDCA, que após explanar, fez uma proposta ao Sr. Wanderley  Secretário de Imprensa e Comunicação, de preparar um documentário sobre as experiências desenvolvidas pelas organizações sociais que poderiam ser implementadas se houvesse maior investimento. O secretário concordou com a proposta. Mara comentou também que no começo do ano, durante o período da abertura da Declaração de Imposto de Renda, a destinação pode ser realizada, com direito a destinar somente 3% do imposto devido. Os outros 3% perfazendo 6% do total pode ser destinado até no final do ano. Por último, comentou que já foi encaminhado  a autorização para aquisição do certificado digital, compra esta que será  através do sindicato dos lojistas. A conselheira Leila, comentou que o CAMPSV prepara um boletim informativo mensal, com uma média de 1200 exemplares e gentilmente colocou um espaço deste informativo à disposição do CMDCA para divulgação da campanha. Passamos em seguida para o terceiro ponto de pauta 3)Deliberações – João esclarece que este ano a CPFL- Companhia Paulista de Força e Luz,  sugeriu o projeto da AMADEF como contemplada a receber a verba de R$ 26.315,00 (vinte e seis mil trezentos e quinze reais). Desse valor será abatido 5% referente ao artigo 260 do ECA  que fica retido no fundo. Para isso a presidente, da AMADEF Srª Aparecida juntamente com a Assistente Social Gabriele, compareceram na reunião para dar um breve relato sobre o projeto. Explicaram que estão com dificuldades em captar recursos. Essa verba da  CPFL irá ajudar a continuar a realizar as atividades, porém  o valor do recurso solicitado foi de R$ 100.000,00 (cem mil reais) e receberá apenas 1/4 desse valor. A Instituição terá que adequar o projeto ao valor que receberá. Devem refazer a planilha para adequar as atividades conforme o valor recebido. Para complementação das atividades, a Srª Aparecida esclarece que serão realizados vários eventos para arrecadação de recursos no decorrer do ano. Atualmente eles atendem uma média de  45 a 50 crianças, que são originárias de diversos bairros. No ano passado eles atenderam de 35 a  40 crianças e estavam ainda com uma lista de espera. Tânia do CMDCA, explicou a nós conselheiros que lá eles atendem crianças com paralisia cerebral, e diversas deficiências. João sugeriu que se fizesse uma explanação falando sobre qual o objetivo do Projeto. A Srª Aparecida responde que realizam acompanhamento terapêutico e pedagógico, adaptação da criança com o ambiente da escola, psicopedagogia, artesanato, saúde, e educação, criando convivência (grupo de pais),realizando 60 atendimentos, divididos em diversas modalidades. Por sugestão do João, um dos encaminhamentos é apresentar para a comissão de análise e projetos a adequação ao valor recebido na próxima quinta feira dia 26 de janeiro e passar por apreciação na assembléia de fevereiro. A Srª Aparecida comenta que de forma informal a própria equipe técnica da secretaria da saúde encaminha pacientes para serem atendidos por eles. João pergunta se AMADEF tem convênio com a Prefeitura ou arca com todo o custo, pois do ponto e vista jurídico e institucional, o CMDCA não poderá financiar estas ações, caso ela não esteja integrada e credenciada a rede de atendimento. A presidente Aparecida argumenta, dizendo que a AMADEF existe a oito anos, que teve início com um trabalho com as mães e que na época enfrentaram uma série de dificuldades. Hoje dá atendimento clínico, psicológico e terapêutico. João considerou que a entidade mudou a natureza do seu trabalho, que inicialmente era a luta pela garantia de direitos para atendimento dessas crianças.  É temerário para o Conselho aprovar um projeto de atendimento terapêutico. Com relação à AMADEF, o CMDCA deve solicitar à Secretaria da Saúde, qual o seu plano, pois na realidade a AMADEF não está no plano municipal de Saúde.  A Conselheira Leila  diz que elas precisam de nossa ajuda que não podemos cruzar os braços. Ela parte do pressuposto que não podemos concordar com esse erro da política pública.  A vice-presidente  Rosana Andrade Leite sugeriu que a comissão faça uma análise, um estudo minucioso dessa situação.  Segundo João, o fundo não pode financiar políticas básicas que é responsável por fazer cumprir determinado direito. A resolução nº 137 da CONANDA  esclarece quais os princípios para aplicação dos recursos do fundo.  Não mudamos o modelo operante da CPFL, estamos com essas dificuldades com a CPFL desde 2010.  João diz que a CPFL faz uma distorção e nos deixa refém disso. Tudo que deveria ser feito com relação a isso já foi executado sem resultado positivo.  Finalizando, a AMADEF adequou um valor focado num processo terapêutico. A sugestão da conselheira  Suely é a AMADEF participar da rede de conselhos (saúde, Assistência Social, CMDCA), para se inteirar e sugere para a AMADEF apresentar um projeto no mesmo valor com outra finalidade, exemplo: organização das mães pela conquista dos seus direitos. Após esse debate, passou-se a discutir as comissões: Comissão de Finanças : atualizar o saldo em caixa, dos anos anteriores (portal), além de verificar o saldo disponível para 2014. João esclarece que com referência a prestação de contas dos Projetos Financiados em 2013, devem ser apresentadas ao CMDCA até dia 30 de janeiro de 2014. A Conselheira Rosana passou a falar sobre “Fortalecendo Vínculos: Arco Íris” (apresentar para a Comissão) justificou o ofício apresentado de aditamento para extensão do prazo para apresentar o projeto. Em seguida João solicita a Srª Tânia que apresente a proposta do calendário de reuniões para os três primeiros meses de 2014. O calendário sugere a reunião ordinária de janeiro 06/01/2014 às 14horas; fevereiro  06/02/2014 às 14 horas; reunião de eleição da Sociedade Civil 13/02/2014  às 14 horas; Março 20/03/2014 às 14 horas para a Eleição da Diretoria do Conselho. A proposta foi aprovada por todos. Em seguida o presidente passa para o item comissões. Comissão de Registro: não houve reunião em razão de não haver demanda de trabalho; Comissão de Legislação: não teve reunião e necessitamos urgente da reforma da Lei e do regimento. Comissão Eleitoral: Rosana, Presidente da comissão eleitoral leu o edital reforçando o período de inscrições da sociedade civil de 13 a 17/01. A comissão trabalhará em forma de plantão e de 20 a 24/01 serão realizada a análise dos documentos das entidades inscritas para o processo. No dia  30/01 será publicado no jornal local a relação das Entidades da sociedade civil habilitadas ao pleito. Havendo indeferimento da Inscrição, a Entidade poderá interpor recurso endereçado à Comissão Eleitoral entre os dias 31/01 e 04/02. Dia 05 de fevereiro de 2014 será realizada a Análise dos Recursos Interpostos. Após a Análise dos Recursos no dia 06 de Fevereiro de 2014 às 14h será realizada a Assembléia Geral Ordinária do CMDCA para deliberar sobre os Recursos Interpostos, sendo as decisões publicadas no dia 08 de Fevereiro de 2014 em jornal local. Não havendo Recursos Interpostos, não ocorrerá a deliberação na Assembléia Geral Ordinária do CMDCA. Neste caso, será publicado um Edital no dia 08 de Fevereiro de 2014, em jornal local, quanto a não interposição de recursos. A Assembléia Geral de Eleição para o CMDCA será instalada no dia 13 de Fevereiro de 2014, em horário e local já designado neste Edital, com a presença mínima do dobro de Entidades para cada representação. De acordo com o número de representações referidas nos incisos I a IX do Artigo 3º do Decreto 520-A/94 e suas alterações e no dia 20/3 às 14 horas realizará a primeira reunião ordinária com a eleição da diretoria do Conselho. Tânia colocou que o local da realização da eleição dia 13 de fevereiro não pôde ser publicado como sendo na  Câmara, pois a agenda  ainda não estava aberta. Por esse motivo o edital foi publicado com o endereço do CMDCA. Caso a Plenária decida que a eleição deva acontecer no Plenarinho da Câmara, devemos publicar um novo edital. Outra situação, ainda por decidir, diz respeito à composição da Comissão Eleitoral. Ainda deve ser completada com um representante do Conselho de Assistência, um representante do Conselho da Educação e um do Poder Executivo. O Conselheiro Maury ficou de verificar e alertar os responsáveis para essas indicações. A seguir a conselheira Leila comentou sobre a Organização Social Plural ter encerrado suas atividades e ter demitido parte dos funcionários. O ideal seria que para esses cargos houvesse concurso público. Rosana esclarece que essa situação já foi organizada e que os funcionários que tinham perfil para o trabalho foram mantidos. O CMDCA pode ajudar a cumprir a política educacional. Leila prevê que o CMDCA deve garantir a realização de concursos. Em seguida João passou a falar sobre o EURECA - “Eu reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente, para uma semana antes do carnaval, que o CMDCA está protagonizando. Esse ano está propondo uma manifestação em Santos, dia 22/02, 23/02 aqui em São Vicente, e 28/02 em São Bernardo do Campo, município onde começou há 23 anos. A Primeira reunião de organização aconteceu no Camará na terça feira passada para constituir a comissão organizadora e agora todas as terças no próprio Camará acontecem as reuniões de organização. O Tema será: “Copa do Mundo no Brasil: uma goleada de violações de direito”. O que está se passando nos bastidores da copa (o que a FIFA não mostra), exploração sexual (nas obras), mortes (nas obras) e o Eureca mostra isso, (é o contraponto) que encobre as ações de direito. Tem que discutir, estudar, para isso acontecerá no SESC um seminário teórico. Nada mais havendo a tratar,  demos por encerrada a reunião e eu, Sônia Maria Ferreira Delsin, redigi e vai por mim assinada.

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